Email da Professora

terça-feira, 25 de agosto de 2009

As curiosidades

Estamos estudando unidades de medida. As atividades práticas foram muito legais, a turma aprendeu sobre o metro, polegadas e outras unidades de medida.


Essa turma é muito curiosa! Todo mundo quer saber como surgiu o metro. Foi assim:
Em 1789, numa tentativa de resolver o problema de padronização de medidas, o Governo Republicano Francês pediu à Academia de Ciências da França que criasse um sistema de medidas baseado numa "constante natural". Assim foi criado o Sistema Métrico Decimal. Posteriormente, muitos outros países adotaram o sistema, inclusive o Brasil, aderindo à "Convenção do Metro". O Sistema Métrico Decimal adotou, inicialmente, três unidades básicas de medida: o metro, o litro e o quilograma. Ele foi definido como sendo 1/10,000,000 da distância do Polo norte ao Equador, pelo meridiano que passa por Paris.

Outra coisa que despertou a curiosidade da turma é saber o que Hamburgo na Alemanha tem a ver com hamburguer, o sanduiche:
A história do hambúrguer começou no fim do século XVII, quando tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento. A iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos.
Marinheiros alemães que faziam a rota do Baltico conheceram a receita, porém, torceram o nariz para a carne crua. Levaram, então, a idéia para casa, mas passaram a cozinhar a carne. O sucesso foi tal que rapidamente virou um prato típico da culinária alemã.
No século XIX, quando a América recebia seus novos descobridores, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês).
Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hambúrguer é um ícone da culinária americana.
Outra coisa legal de saber é que Ham quer dizer presunto e Burgo, cidade. Ou seja, Hamburgo quer dizer Cidade do Presunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário