Email da Professora

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ciências - Formas de energia

Vejam esses vídeos que falam da energia eólica:
http://www.youtube.com/watch?v=2JgC4A7L2PE

Este mostra como funcionam as Hidrelétricas:

http://www.youtube.com/watch?v=1QDosHWmRcM

Deixem comentáriose lembrem-se; a lição só será considerada feita quando o comentário for publicado. E prestem atenção aos erros de escrita!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pesquisa - Geografia

Vamos conhecer um pouco mais sobre as comunidades tradicionais do Brasil:

Caiçaras

As comunidades caiçaras nasceram a partir do século XVI da miscigenação de brancos de origem portuguesa com grupos indígenas das regiões litorâneas do Estado de São Paulo (tupinambás). Também houve o aporte de negros libertos que se afastaram das influências das áreas urbanas (cidades e vilas).


Quilombolas
Quilombolas é designação comum aos escravos refugiados em quilombos, ou descendentes de escravos negros cujos antepassados no período da escravidão fugiram dos engenhos de cana-de-açúcar, fazendas e pequenas propriedades onde executavam diversos trabalhos braçais para formar pequenos vilarejos chamados de quilombos.Mais de duas mil comunidades quilombolas espalhadas pelo território brasileiro mantêm-se vivas e atuantes, lutando pelo direito de propriedade de suas terras consagrado pela Constituição Federal desde 1988. Sertanejos Do contato entre brancos e índios do Nordeste formou-se um povo mestiço, o sertanejo, que vai lidar com gado e aprender a arte do couro e do tratamento da carne de charque. Acostumado a longas caminhadas, dormindo em rede, comendo feijão, carne-de-sol, farinha de mandioca e vivendo no isolamento silencioso da enormidade das distâncias.

Sertanejos
Do contato entre brancos e índios do Nordeste formou-se um povo mestiço, o sertanejo, que vai lidar com gado e aprender a arte do couro e do tratamento da carne de charque. Acostumado a longas caminhadas, dormindo em rede, comendo feijão, carne-de-sol, farinha de mandioca e vivendo no isolamento silencioso da enormidade das distâncias.

Leonardo Tsuyoshi Owada

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Aulas do Proerd

A turma adora as aulas do Proerd com a Policial Domênica!
Este é um trabalho muito bonito realizado pela Polícia Militar de prevenção ao uso de drogas entre as crianças e jovens. Como uma vacina, contra as drogas!

O que rolou...

Estas semanas tem sido muito agitadas! Tantas coisas a fazer e quase não dá tempo de mostrar!
Uma das coisas mais legais foi a visita ao Mercadão Campolim!
A turma pode fazer uma ampla pesquisa sobre os preços praticados, as diferenças entre produtos comercializados por peso, por capacidade e por unidades. Aprenderam como funciona a balança eletrônica e fizeram muitas comparações.
Todos os dados coletados foram utilizados nas aulas de matemática, em problemas envolvendo frações, número decimais, unidades de medida.
E por fim, a turma comeu um delicioso pastel, porque ninguém é de ferro! É bom aprender, mas melhor ainda é aprender de forma gostosa!





























































Bagunça no elevador!













Proclamação da República

Olá turma!
Vocês sabem que dia 15 de novembro é o dia da Proclamação da República.
Mas vocês sabem o que de fato aconteceu?
Cliquem no link abaixo e aprendam um pouco mais.

http://www.smartkids.com.br/especiais/proclamacao-da-republica.html

Professora Olívia

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Via Láctea, Terra, entre o planeta Vênus e o planeta Marte.

Muito obrigado por ter respondido a minha outra carta.
Agora o planeta azul esta melhorando, mas agora estão jogando muito lixo nas ruas e muita poluição nos rios.
Eu e minha turma estamos fazendo um trabalho que se chama TEC-LIXO que e sobre o lixo tecnológico.
Sobre o porquê não pode jogar pilhas e baterias no lixo comum? Por que quando jogamos lixo tecnológico no lixo comum tudo isso vai para o lixão,quando as pilhas ficam velhas elas soltam um liquido cheio de metais pesados e esse liquido contamina o solo e as plantas e também os animais que comem as plantas, isso é muito venenoso. Precisamos recolher o lixo tecnológico e o encaminhar a empresas que dão um destino correto a ele, sem contaminar o planeta.
Eu aprendi que tudo isso é interdependência, um depende do outro.
Ate logo habitante de outra galáxia! Vou sentir muitas saudades!

Matheus da Silva Machado
Colégio TJ talentos

Carta corrente do bem

Via Láctea, planeta Terra.

Caro menino de outra galáxia, pergunto se podes trocar selos, figurinhas, e esperanças, pois meu planeta está doente,o lindo planeta azul está ficando cinza, os homens só pensam em guerras,nada mais do que guerras.
Peço que envie esperanças, selo, e figurinhas, mas, principalmente esperanças, pois senão logo nosso planeta será como os outros, e, morreremos todos.
Diga, não só a mim, mas aos homens para pararem de destruir o planeta, pois senão teremos que morar numa nave espacial, ficaríamos balofos, chato e preguiçosos, e não quero acabar assim.
Se tiver selos de felicidade pode ser, vou colocá-los no coração de cada ser vivo deste planeta doente.
Pois eu espero um simples gesto de cada um, é como mudar uma casa de palitinhos de lado, só se mexe dois palitinhos.
Quero muito que mostres esta carta para todos da galáxia, para que possam ajudar também com um simples gesto.
Se tiveres figurinhas de paz, eu aceito, pois irei espalhá-las por todos os cantos, para que dêem um fim nestas guerras.
E, por último, peço que não use papel nas cartas que mandar, mas use palavras, e gestos, numa bolha de vento.

Beijos,
De seu correspondente: a menina do planeta azul, Thayná.

Carta

Via Láctea, 11 de novembro, ano terrestre de 2009.

Obrigado pelo seu conselho vou encher os bolsos,minhas mãos,meu cabelo e o meu coração com esperanças.
Vou tentar encontrar essa solução,e mais;vou tentar deixar meu mundo igual o seu,daí sim,ele vai ficar bonito e preservado más também cuide bem do seu mundo,porque se você descuidar um pouco,o seu planeta vai ficar igual o meu,e se isso acontecer com seu faça o mesmo que vou tentar fazer.
Vou fazer folhetos e entregar às pessoas,espero que colaborem,se isso tudo não funcionar,venha aqui pessoalmente e veja o que esta acontecendo,e se possível tente arranjar outra solução para que o meu planeta fique igual o seu.
Como é o seu planeta?
É bonito
Por favor,se isso tudo não funcionar venha aqui trocar idéias e se as novas idéias não funcionarem,traga uma nave bem grande para todas as pessoas do meu planeta,assim ficaremos no seu planeta até existir uma solução.Então voltaremos ao nosso planeta.Obrigado!
Um abraço,
Yan Lucas.

Carta ao habitante de outra Galáxia - Leo Owada

Via láctea, 11 de novembro de 2009 (ano terrestre).

Venho atraves desta pedir ajuda para o planeta azul aonde homens matam homens, a união e o amor estão se acabando. Vivemos em um mundo desmatado cheio de poluição.Ainda assim, temos esperanças para que tudo fica bem. Talvez um dia, o planeta azul esteja como o seu,bonito, sem desmatamento, sem poluição e sem aquecimento global. Aqui aonde tudo está se acabando, temos a certeza de que se tivermos mas amor ao lugar quemoramos, podemos ter um planeta mas azul e mas bonito. Criança não brincam mas de bola e nem de boneca, convivem mas com guerra e mentiras. Assim o mundo azul cresce com desconfiança com a inveja e com irmão matando irmão sem o perda. Talvez um dia o planeta azul esteja melhor no futuro. Quando eu crescer vou ajudar o planeta azul a sem igual ao seu. Mas o planeta azul precisa de ajudade alguem que mora em um lugar molhor, por isso quero ter um mundo bonito como o seu, queria saber o segredo.
Atenciosamente: habitante do planeta azul

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Português: Crianças como você - Filme: A copa

Vocês podem imaginar como é a vida de meninos que moram num monastério no Tibet?
Parece diferente da vida das crianças daqui. Mas será que é tão diferente assim?
Nesse filme podemos ver que os meninos, em qualquer parte do mundo, adoram futebol! Assim como o Ali do filme Filhos do Paraíso, o garoto do filme A Copa é louco por futebol e faz qualquer coisa para assistir a final da Copa do Mundo de 1998.

Como um monge pode manter a mente nos estudos enquanto Ronaldinho joga pelo Brasil?

Orgyen é um jovem monge que tem uma grande paixão: o futebol. Em plena época da Copa do Mundo de 1998, ele faz de tudo para conseguir assistir as partidas das principais seleções do campeonato e, juntamente com seu amigo Lodo, tenta driblar a vigilância do mestre Geko.